Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Etapa Norte

 

A Etapa Norte do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes ocorreu de 07 a 10 de agosto, em Barcarena/PA.

 

Com o tema "Articulando o Sistema de Garantia de Direitos", o evento promoveu a articulação de profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Educação com Conselheiros Tutelares e de Direitos visando aprimorar os conhecimentos sobre direitos humanos de crianças e adolescentes entre os atores que estão vinculados aos três eixos do Sistema de Garantias: Defesa, Promoção e Controle Social (Resolução CONANDA 113/2006); e fortalecer os Conselhos Tutelares e de Direitos por meio da integração com os profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social a fim de qualificar o enfrentamento a todas as formas de violências às quais crianças e adolescentes são submetidas, conforme preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente e nas legislações vigentes no país.

 

O evento foi realizado por Associação de Ex Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI) e K&M Consultoria. Com apoio de: Assembléia de Deus, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barcarena (CMDCA Barcarena), Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barcarena(FMDCA Barcarena), Hydro, Prefeitura de Barcarena, Rede ODS Brasil, entre outras.

 

A programação foi composta por Palestra Magna com Luis Pedernera, membro do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de painéis, minicursos e rodas de conversa sobre temas ligados aos direitos das crianças e adolescentes.

 

A Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena, ministrou o minicurso Conhecendo e Implementando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abordou os pontos da Agenda 2030 relacionados aos direitos das crianças e adolescentes.

 

A Prefeitura de Barcarena - instituição co-fundadora da Rede ODS Brasil - e o CMDCA Barcarena compõem o GT Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes da Rede ODS Brasil. 

 

O município de Barcarena foi escolhido para sediar o evento pelas diversas ações que desenvolve focadas na Agenda 2030 que asseguram os direitos das crianças e adolescentes, como: ampliação da cobertura do SUAS (ODS 1); melhoria da qualidade da merenda escolar (ODS 2); atendimento com obstetra e pediatra 24h, UTI com leito neonatal, incentivo ao esporte (ODS 3); melhoria da estrutura física das escolas, currículo escolar alinhado à Agenda 2030, ampliação do cursinho pré-vestibular (ODS 4); implantação do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil (ODS 8); inclusão dos portadores de deficiência, por meio da educação e do esporte (ODS 10); implantação do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas (ODS 16); fortalecimento do Conselho Tutelar e do CMDCA dando todas as condições (melhoria da estrutura física, equipamentos, carro) para que os Conselheiros possam desempenhar suas funções (ODS 17). O município, que é considerado referência nacional e internacional na localização da Agenda 2030, foi declarado Capital do Sistema de Garantia de Direitos.

 

Assista ao vídeo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes