Primeiro dia da Oficina de Monitoramento e Avaliação da Localização da Agenda 2030 no Brasil

Começou hoje, em Brasília, a Oficina de Monitoramento e Avaliação da Localização da Agenda 2030 no Brasil.

 

A mesa de abertura foi composta por: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena/PA; e Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV-PR), representada pela Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS).

 

 

Em seguida, foram apresentadas Experiências de Localização da Agenda 2030 em quatro níveis: Federal, Estadual, Territorial e Municipal.

 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão apresentou o trabalho desenvolvido em todos os Ministérios para alinhamento do PPA 2016-2019 aos ODS, o processo de definição dos indicadores nacionais, entre outras iniciativas.

 

 

O Governo do Distrito Federal apresentou os resultados do Grupo de Trabalho para a implementação da Agenda 2030, que incluíram capacitações para a equipe técnica do Governo e reuniões setoriais para levantamento de projetos e indicadores, entre outras iniciativas.

 

 

O PNUD apresentou um projeto de Localização da Agenda 2030, que está sendo desenvolvido em 54 municípios do oeste do Paraná.

 

 

E a Prefeitura de Barcarena apresentou como está monitorando o PPA 2018-2021 e o orçamento municipal, levando em consideração a transversalidade dos ODS.  

 

 

No período da tarde teve início a parte prática da programação. A atividade – facilitada pela Rede ODS Brasil, por meio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – abordou temas como: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade atrelados a políticas públicas locais; seleção e ponderação de indicadores de sustentabilidade a partir de políticas públicas vinculadas aos ODS e respectivos indicadores de sustentabilidade em um viés mais democrático e participativo.

 

A Oficina – promovida pela Rede ODS Brasil em parceria com ENAP, Prefeitura de Barcarena e PNUD – teve a participação de representantes das Prefeituras de Ananindeua/PA, Barcarena/PA, Francisco Morato/SP, Jaguariúna/SP e Parauapebas/PA; dos Governos do Distrito Federal, Maranhão e Piauí. Além da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As atividades continuam amanhã.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes