Mesa de Debates - Qual o papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030?

No dia 25 ocorreu a Mesa de Debates - Qual o papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030?.

 

A atividade, realizada em Belém/PA, no Brasil, marcou a abertura da Oficina de Localização da Agenda 2030, que tem por objetivos sensibilizar governos locais a inserirem a Agenda 2030 em seus instrumentos de planejamento governamental (Turma 1) e fomentar a troca de experiências entre os governos locais que já adotaram essa Agenda (Turma 2).

 

Participaram da Mesa de Debates: Cristiano Prado, Coordenador da Área de Pessoas e Prosperidade, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Henrique Villa, Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (SNAS/SEGOV) e Secretário Executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS); José Patriota, Prefeito de Afogados da Ingazeira/PE e Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), neste ato representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM); (Cel) José Wilson Pereira, Assessor Especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SAF/SEGOV). A Moderação foi feita por Patrícia Menezes, representante da Prefeitura de Barcarena/PA na Comissão Nacional de Articulação da Rede ODS Brasil. 

 

A Oficina foi articulada pela Rede ODS Brasil e tem como parceiras: Prefeitura de Barcarena/PA; Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Articulation of Territorial Networks Initiative - United Nations Development Programme (UNDP-ART), por meio do Projeto Localizando os ODS no Brasil; Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP); Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones Municipalistas (FLACMA); United Cities and Local Governments (UCLG).

 

As atividades continuam hoje com a Turma 1, destinada a gestores e técnicos municipais que ainda não conhecem e/ou ainda não atuam com a Agenda 2030. Paralelamente, ocorre uma Visita Técnica em Barcarena onde os participantes da Turma 2 irão conhecer as Boas Práticas de Localização da Agenda 2030 desenvolvidas pela Prefeitura de Barcarena.

 

Amanhã a Oficina continua com a Turma 2, destinada àqueles que já conhecem e atuam com a Agenda 2030 e que terá como objetivos fomentar a troca de experiências e identificar dificuldades e perspectivas no processo de localização da Agenda 2030.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Relatório de Atividades da CTPMI-CNODS é lançado durante o IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

November 19, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo