Mesa - Ferramentas para promover a participação no município

No dia 24, a Rede ODS Brasil participou da Mesa 17.1 - Ferramentas para promover a participação no município. Sendo representada pela Prefeitura de Barcarena/PA, que foi convidada a apresentar sua experiência em planejamento governamental alinhado às Agendas de Desenvolvimento da ONU e como utiliza a Rede ODS como ferramenta de fomento à participação social no município.


A atividade, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ocorreu no âmbito do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado de 24 a 28, em Brasília / DF.

 

Instituição fundadora da Rede ODS Brasil, a Prefeitura de Barcarena é responsável pela Secretaria Executiva e pela Articulação Nacional do coletivo. Ela oferta recursos humanos e materiais para as atividades, apoia e monitora a implementação de Redes ODS em todo o território nacional. 

 

A Rede ODS Brasil tem como uma de suas Diretrizes fomentar a gestão participativa e o controle social como instrumentos de localização da Agenda 2030, visando contribuir com as Metas 10.3 e 16.7 da Agenda 2030. Para isso, promove a inserção da Agenda 2030 nos espaços institucionalizados de participação social e nos instrumentos de planejamento e gestão governamental, por meio da qualificação de Conselheiros de Políticas Públicas e da sensibilização de Gestores Públicos. Como resultado desta atuação destacamos: o Planejamento 2017 do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional/PB, alinhado à Agenda 2030 e a institucionalização da Agenda 2030 na Administração Pública Municipal de Barcarena/PA.

 

O EMDS é um evento bienal - promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) - que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

 

Nesta edição, a programação do evento teve como foco a Agenda 2030. E o PNUD promoveu 8 Mesas de Debate, divididas em 2 Salas Temáticas:

• ST 09 - Financiamento e implementação da Nova Agenda Urbana e dos ODS.

Mesa 9.1 – A relevância da Agenda 2030 para os municípios.

Mesa 9.2 – A Nova Agenda Urbana como oportunidade de investimento no meu município.

Mesa 9.3 – Benefícios da implementação da Agenda 2030 no município.

Mesa 9.4 – Financiamento e implementação da Agenda 2030 no meu município.

• ST 17 - Cidadania, participação social e o direito à cidade.

Mesa 17.1 - Ferramentas para promover a participação no município.

Mesa 17.2 – Cidades inclusivas e igualitárias.

Mesa 17.3 – Igualdade de gênero e participação política de mulheres no nível local.

Mesa 17.4 – As mídias sociais como forma de participação social e disseminação da informação.

 

Saiba mais.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo