• Rede ODS Brasil

Retrospectiva 2021


Devido à pandemia, em 2021 a Rede ODS Brasil deu continuidade às ações online para democratizar a Agenda 2030 por meio da produção e disseminação de conhecimento visando a institucionalização da Agenda no Poder Público e no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o fortalecimento do controle social.


Para cumprir suas diretrizes a Rede ODS Brasil:

O GT Poder Público realizou o webinar Agenda 2030 na prática: estratégias de institucionalização na Amazônia Legal; Oficinas de Planejamento Estratégico alinhado à Agenda 2030 para as Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Pará; e Oficinas de Alinhamento do PPA 2022-2025 à Agenda 2030 para municípios do Pará.

O GT CTI promoveu o Seminário Institucionalização da Agenda 2030 no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Curso Assessores Populares em ODS.


O GT Agenda Urbana promoveu o Curso de Extensão Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis; e o webinar Agenda 2030 e Promoção da Saúde: para além do ODS 3.


O GT Década do Oceano promoveu as séries de webinar Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável e Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável - Região Norte; o Curso Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro; e o webinar Impactos da mudança climática nos municípios costeiros. Todas as ações receberam o apoio oficial do Comitê Oceanográfico Intergovernamental - COI/UNESCO.


Durante o VI Encontro Nacional da Rede ODS Brasil os Grupos de Trabalho, por segmento e temáticos, planejaram diversas ações para 2022. Em 2021 a Rede ODS Brasil também apoiou:

A Rede ODS Brasil agradece a todas as instituições membros e parcerias que tornaram este ano tão produtivo, apesar das limitações impostas pela pandemia.