• Patrícia M. Menezes

Retrospectiva 2020


Em 2020 começou a Década de Ação e Entrega para o Desenvolvimento Sustentável, que destaca a importância de fortalecer a implementação da Agenda 2030 nos próximos anos para que os ODS sejam alcançados.


A Rede ODS Brasil havia planejado diversas atividades com foco na Década. No entanto, as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 inviabilizaram boa parte das atividades planejadas. Passado o período de adaptação à nova rotina global, em maio a Rede ODS Brasil retomou parte de suas atividades adotando o formato virtual.

Webinários sobre a Agenda 2030

A Rede ODS Brasil promoveu três séries de seminários online realizadas em parceria com a Rare e com o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará - SEMAS/PA.

A primeira série abordou os impactos da COVID-19 na Agenda 2030. A segunda série abordou diversos temas relacionados à implementação da Agenda 2030. A terceira série abordou temas relacionados à Década do Oceano 2021-2030. As séries contaram com a participação de instituições membros e parceiras da Rede ODS Brasil, como: Agência Alemã de Cooperação Internacional - GIZ; Associação Brasileira de Municípios - ABM; Delegação da União Europeia no Brasil; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS no Congresso Nacional; Fundo de População das Nações Unidas - UNFPA; Governo do Estado do Maranhão; Governo do Estado do Pará; GT Agenda 2030, representado por Casa Fluminense, Gestos e Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS; Instituto Rui Barbosa - IRB; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; entre outras.

Webinários preparatórios para a Oficina Região Norte - O Brasil na Década do Oceano

A série promovida por Rede ODS Brasil e Rare, com o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da SEMAS/PA, destacou as especificidades da Região visando contribuir com a elaboração do Plano Nacional de Implementação da Década do Oceano. O GT Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu:


O GT Organizações da Sociedade Civil promoveu:

  • Webinários Agenda 2030 nas Eleições 2020, organizado por Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo - SENGE/ES e Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo - SINTEC/ES. Com apoio institucional do GT Agenda 2030, da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS no Congresso Nacional e Rare.


O GT Poder Público promoveu diversos eventos organizados pela SEMAS/PA:


A Rede ODS Brasil apoiou:


Durante o V Encontro Nacional da Rede ODS Brasil, os Grupos de Trabalho planejaram as ações para o primeiro semestre de 2021 priorizando o formato online devido a pandemia da COVID-19. Os GT também definiram seus pontos focais para 2021.


O planejamento é baseado na Carta de Princípios da Rede ODS Brasil e no Relatório da Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação - CTPMI da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - CNODS, que foi extinta pelo Presidente da República em junho de 2019. O Relatório é composto por quatro produtos essenciais para subsidiar a implementação e acompanhamento de progresso da Agenda 2030 no Brasil: Lacunas, Oportunidades e Desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil; Localização da Agenda 2030 nos Governos Subnacionais; Institucionalização da Agenda 2030 no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Financiamento da Agenda 2030.





Vai começar a Década do Oceano!

Saiba como se engajar em http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/

75 visualizações1 comentário

Parceiras Institucionais