• jbazzoli

Proposta extensionista sobre a Agenda 2030 apresentada no Fórum Mundial de Sustentabilidade

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio de proposta de extensão universitária voltada para a dissiminação da Agenda 2030, participa da apresentação de pôster no 9º Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado de 13 a 15 de setembro.

Fica evidente que a extensão universitária se apresenta como um caminho concreto para a aproximação entre a universidade e a sociedade, resultando efetivamente no cumprimento do seu papel social, especialmente para a disseminação da Agenda 2030.


O PPGDR/UFT integrou ao seu itinerário curricular componentes com recortes transversais que tratam dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Para o pôster apresentado no Fórum Mundial foi destacada a proposta do Curso de Assessores Populares em ODS, que objetiva formar multiplicadores e qualificar cidadãos para colaborar na implementação da Agenda 2030, em escala local e regional.

As atividades dessa prática formativa, em decorrência da COVID-19, serão executadas à distância (Ead), porém, haverá aulas ao vivo transmitidas pelas redes sociais (Youtube). O Curso se realizará a partir de setembro e conta com a parceria solidificada entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Rede ODS Brasil, além de vários apoios institucionais.


Importante ressaltar o empenho dos autores deste trabalho selecionado no 9º Fórum Mundial de Sustentabilidade, compostos pelos acadêmicos Maria da Vitoria Costa e Silva, Ítalo Chelive Correia e Matheus Franco Carvalho, sob a orientação do Prof. João Bazzoli. Os autores conseguiram expressar na essência do resumo apresentado a importância de iniciativas inovadoras que, para além de romper os muros da universidade, chegam a sociedade com linguagem adequada e respeitam o saber popular.


Dados do Fórum Mundial

9th World Sustainability Forum organizado pela Universidade de Basel (Suíça) e o MPDI – Academic Open Access Publishing.


Conheça o trabalho: Fls. 95

The Role of University Extension in the Training of Popular Advisors for the Implementation of Sustainable Development Goals in Times of COVID-19 in the State of Tocantins - Brazil: An Experience Report.

67 visualizações0 comentário