• Rede ODS Brasil

Planejamento urbano integrado para adaptação e mitigação aos impactos da mudança climática

Atualizado: 12 de Dez de 2021


O tema de encerramento do Curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis será Planejamento urbano integrado para adaptação e mitigação aos impactos da mudança climática.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.



Cláudia Pires possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992).Especialização em Urbanismopela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Especialização em Planejamento Arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais/IGC (2003). É Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo. Atuou como presidentedo IAB-MG entre 2005-2011 e atualmente é Conselheira Superior do IAB, coordenando a Comissão de Política Urbana, onde se hospeda o GT ODS. Coordenou váriosprojetos de Planejamento Urbano, inclusive em obras do Governo Federal(PAC-FNHIS) em diversas cidades. Teve coluna diária no Jornal Hoje em Dia (2011-2012), escrevendo regularmente para a Revista Habitat (2010-2014). Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Nova Lima/MG (2013-2014), Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAUBR (2011-2014). Lecionou em diversas Faculdades e Universidades. É Proprietária da empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde atua como sócia e responsável técnica. Comenta Urbanismo na CBN desde 2009 - Discuta BH. Atualmente coordenao Plano Diretorde São João de Meritipela Autografics Arquitetura e Planejamento Ltda. Faz parte do Observatório Metropolitano ODS - METRODS. Ponto Focal do GT Sociedade Civil da Rede ODS Brasil, representando o IAB.


Sávio Túlio Oselieri Raeder é Doutor em Geografia pela Universidade Federaldo Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Geógrafo formado pela UFRJ com Especializações em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas) e em Políticas de Solo Urbano na América Latina (Lincoln Institute of Land Policy). Desde 2010 atua como Analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Desde 2015 exercea função de Diretor de Ciências da Natureza. Áreas de atuação:Fortalecimento do SistemaNacional de CT&I, Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, Formulação de Políticas nos temas Clima, Biodiversidade, Oceano e Cidades Sustentáveis.


Patrícia Miranda Menezes é psicóloga pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Com Especializações em Administração Pública e Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); História, Sociedade e Cidadania pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB). É servidora da Prefeitura de Barcarena/PA desde 2002. Cofundadora da Rede ODS Brasil. Líder Climática no The Climate Reality Project Brasil.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo