• Rede ODS Brasil

Patrimônio Cultural


A Aula 2 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 16/08, abordou o tema Patrimônio Cultural, tendo como painelistas Carla Veras e Flavio Carsalade. A moderação foi feita por Mônica Schlee.


Assista aqui.



Carla Veras é arquiteta e urbanista formada pela UEMA (2003). Especialista em gerenciamento de projetos pela IPEMIG, pós-graduanda em Master BIM (Building Information Modeling) pelo IPOG, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Lisboa. Sócia da Define Arquitetura e Construção desde 2005, Vice-presidente do CAU-MA 2018-2020, atual Presidente do IAB-MA (2019-2021), Secretária do Instituto Simplício Oliveira, desde 2016.


Flávio de Lemos Carsalade é Arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1979, Mestre em Arquitetura pela UFMG - 1997, Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia – 2007, Professor Titular da Escola de Arquitetura da UFMG, onde ingressou em 1982, sendo seu diretor entre 2008-2012 e vice-diretor entre 1989-1991 e onde exerce várias atividades de pesquisa e extensão. Pesquisador do CNPq. Presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/MG (1996/1997 e 1998/1999), Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG (1999 a 2002), Secretário Municipal de Administração Regional Pampulha na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2003 a 2007), Professor visitante na “Universidad Politécnica de Madrid”(Madrid/ Espanha), na "University of Washington" - (Seattle/USA) e na HochsculeOstwestfalen-LippeUniversityofAppliedSciences/ DetmolderSchulefürArchitekturundInnerarchitektur (Detmold/ Alemanha). Conselheiro em várias instituições, destacando-se, na UFMG, o Conselho da Editora UFMG e Conselho Curador da FUNDEP e, fora dela, no Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e do Conselho Curador do IPHAN. Profissional de arquitetura e urbanismo, tendo realizado mais de 300 projetos nessas áreas em várias partes do Brasil. Autor dos livros “A Pedra e o Tempo”, “Arquitetura: Interfaces” e “Pampulha”, além de capítulos em vários outros livros e vários artigos em revistas especializadas e periódicos nacionais e estrangeiros. Várias vezes premiado em concursos diversos. Atualmente é Diretor da Editora UFMG e presidente do ICOMOS Brasil.


Monica Bahia Schlee é PhD em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University (2002), onde recebeu o Creative Achievement in Landscape Architecture Award of the Pennsylvania State University (2000) e o ASLA - American Association of Landscape Architects Merit Award for Excellence in the Study of Landscape Architecture (2000) e Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (1999). Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (1987). Arquiteta paisagista e urbanista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 1992, onde atuou em diversos órgãos, exercendo o cargo de Gerente de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo de 2018 a 2020, quando esteve responsável pela coordenação operacional do processo de revisão do Plano Diretor. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, co-coordenadora da equipe New Heritage Approaches do movimento Our World Heritage e participa de movimentos sociais.

3 visualizações0 comentário