• Rede ODS Brasil

Orçamento e Políticas Públicas


Aula 6 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 08/11, abordou o tema Orçamento e Políticas Públicas, tendo como painelistas Emannuel Costa e Luciana Formiga. A moderação foi feita por Graciete Costa.


Assista aqui.


Emannuel Costa é geógrafo pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, e atualmente doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua com pesquisa, tendo como principais temas de interesse cidades criativas, práticas espaciais e espaços colaborativos. Em 2019, atuou como pesquisador visitante no departamento de geografia da Memorial University of Newfoundland (Canadá), através do “Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP”, do governo canadense, em projeto focado em desenvolvimento urbano e inovação no Canadá Atlântico. É ainda co-fundador do Instituto COURB, onde desenvolve projetos e consultorias focados em políticas públicas urbanas, além de membro do comitê executivo do Research Group on Collaborative Spaces (RGCS) e pesquisador associado do projeto COST Action 18214 - 'The Geography of New Working Spaces and the impact on the periphery'.


Luciana Formiga é Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – Unicid. Especialista em Contabilidade e Auditoria Governamental pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora do Centro Universitário do Distrito Federal – Udf, onde também coordena o Núcleo de Apoio ao Observatório Social de Brasília. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Escola Superior do Ministério Público da União. É Secretária Adjunta de Orçamento e Finanças do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de Secretária de Orçamento Substituta. Realiza pesquisas na área de orçamento, contabilidade e educação, com ênfase na aplicação de recursos públicos. É professora colaboradora da Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap nas áreas de orçamento, contabilidade e finanças. É subcoordenadora do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária e Financeira do Conselho Nacional do Ministério Público.


Graciete Guerra da Costa é Pós-doutora pelo PPG/IREL na Universidade de Brasília na fronteira Norte do Brasil, 2014. Mestra e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG/FAU da UnB, em 2006 e 2011. Arquiteta pela UFPa, 1980 e em Língua Francesa pela Université de Nancy I, 1980. Professora do Departamento e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima. Líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Sustentáveis de Roraima, do CNPq.

16 visualizações0 comentário