• Rede ODS Brasil

Municipalização da Gestão Ambiental

Atualizado: Set 5


O terceiro webinar da série Diálogos sobre Gestão Ambiental Municipal teve como objetivo esclarecer os municípios sobre como se tornarem aptos a exercer a gestão ambiental. Rodolpho Bastos destacou a importância da municipalização e descentralização da gestão ambiental.


Rosa Mendes apresentou um panorama geral sobre ações desenvolvidas pela DIORED/SEMAS para fomentar esta política por meio do apoio aos municípios.


Juliana Nobre destacou os benefícios que a municipalização da gestão ambiental trouxe para o município de Barcarena. Instituição cofundadora da Rede ODS Brasil, que alinhou todos os instrumentos de planejamento e gestão às Agendas de Desenvolvimento da ONU.


A municipalização da gestão ambiental contribui para o desenvolvimento de instituições mais eficientes, transparentes e participativas (ODS 16).


O evento teve como público alvo os municípios paraenses que ainda não são considerados aptos a exercer a gestão ambiental: Aurora do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Chaves, Colares, Curuçá, Faro, Inhangapi, Magalhães Barata, Nova Timboteua, Peixe Boi, Piçarra, Ponta de Pedras, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São João do Araguaia, São João da Ponta, Sapucaia.

Sobre a série de webinar A série é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) - por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (DIORED) - em parceria com a Rede ODS Brasil.

E tem como objetivo principal disseminar conhecimento e informações sobre Gestão Ambiental para os 144 municípios do Estado do Pará, contribuindo com a elaboração e implementação de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030.

8 visualizações

Parceiras Institucionais