• Rede ODS Brasil

Mobilidade e Acessibilidade Urbana


A Aula 3 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 21/09, abordou o tema Mobilidade e Acessibilidade Urbana, tendo como painelistas Marcelo Amaral e Vicente de Paula Loureiro. A moderação foi feita por Emilio Merino.


Assista aqui.


Marcelo Cintra Amaral é Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015), tendo como tema a mobilidade urbana e sua relação com a cidade. Engenheiro Civil formado pela Universidade de São Paulo – USP (1986) com especialização em Administração Pública (Fundação Santo André, 1992) e Desenvolvimento Gerencial (Faculdade de Economia e Administração/USP, 2000). Consultor Especialista em Transporte e Mobilidade Urbana, atuando em projetos junto a ONGs na área de planejamento e projetos, em planos diretores e de mobilidade, tendo já coordenado e atuado no desenvolvimento e implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (2007 a 2017). Trabalhou de 1993 a 2017 na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTRANS) órgão gestor municipal e possui experiência internacional em projetos e eventos, variada produção bibliográfica e ministrado cursos de especialização na FUMEC/MG e PUC Minas. Desde 2013, atua de forma voluntária em movimentos sociais ligados à mobilidade urbana, especialmente ligados à ciclopolítica (BH em Ciclo) e, recentemente, na criação da rede de ativismo mimético denominada desvelocidades, que promove ações em busca de uma cidade com baixas velocidades, ruas compartilhadas e com mais vida e cidadãos que usam e se apropriam dos espaços públicos.


Vicente de Paula Loureiro formado Arquiteto e Urbanista em 1977, pelas Faculdades Integradas Silva e Souza no Rio de Janeiro.Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa. Atuando desde 1976 no setor público com passagens por 7 prefeituras de cidades fluminenses e pela terceira vez no Governo do Estado. Entre outras atividades, exerceu o cargo de Diretor Executivo da Câmara Metropolitana Integração Governamental, entre outras atribuições responsável pela coordenação do Plano Diretor Estratégico da Região Metropolitana.Presidiu em 2006 o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura de Volta Redonda/RJ onde coordenou a elaboração do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Urbano. Foi em 2005 Secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura de Barra Mansa/RJ, onde coordenou a elaboração do projeto de readequação do ramal ferroviário com reurbanização da área central da cidade.Exerceu entre 1997 e 2003 o cargo de Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Iguaçu, onde entre outros trabalhos foi responsável pela elaboração do Plano Estratégico da cidade, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, do projeto de reurbanização da área central da cidade (Shopping a céu aberto) premiado pelo Sebrae – RJ, pela implantação do Parque Ecológico municipal, pela institucionalização de 7 Áreas de Proteção Ambiental, conseguindo pelo conjunto da obra menção honrosa na premiação anual do Instituto de Arquitetos do Brasil de 2004.Foi por 2 anos (1995-1996) Subsecretário de Estado para o Desenvolvimento da Baixada Fluminense onde participou da implantação da Via Light (rodovia intermunicipal construída em faixa de terra obtida pela compactação de linhas de transmissão de energia) e do Programa Baixada Viva de urbanização de bairros populares, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente exercendo o cargo de Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP).


Emilio Merino Dominguez é Arquiteto - Urbanista pela Universidade Nacional Federico Villarreal (Perú). Possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidad Politécnica de Cataluña – UPC, assim como diversas especialidades de planejamento e gestão de transporte realizados na França, Bélgica, Espanha e Perú. Trabalhou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC); Professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro de diversas organizações mundiais da mobilidade, tais como Cities for Mobility; Associação Ibero-americana de Mobilidade Urbana para a Sustentabilidade (ASIMUS); Rede de Universidades Ibero-americanas de Técnicas de Engenharia Municipal. Membro de diversos conselhos de pesquisa e de corpo editorial de revistas especializadas em mobilidade. Atualmente é consultor sênior em diversas empresas de consultoria internacional de México, Brasil e Espanha em projetos de planejamento, gestão e operação de transportes com financiamento BIRD, BID, CAF e outras Agências de Cooperação Internacional. Assessorou ao Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil; coordenou a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e formou parte da Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre de Mobilidade urbana sustentável, foi Assessor Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado RS e, atualmente é Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil-CAU/RS e Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre.

2 visualizações0 comentário