• Rede ODS Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) é uma instituição multicampi que oferta gratuitamente a educação superior, básica e profissional. Criado pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, é vinculado ao Ministério da Educação e tem sua Reitoria no município de Santa Maria, RS.


As diretrizes institucionais são a base do planejamento estratégico e têm como elementos principais a missão, a visão e os valores adotados pela instituição, assim definidos:

  • Missão – Promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública e gratuita, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável.

  • Visão – Ser excelência na formação de técnicos de nível médio, professores para a educação básica e demais profissionais de nível superior, por meio da interação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

  • Valores – Ética; solidariedade; responsabilidade social, ambiental e econômica; comprometimento; transparência; respeito; gestão democrática e inovação.


O ano de 2021 marca o início de uma série de reuniões, diálogos e sensibilizações realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), junto ao território educativo do IFFar, interagindo diretamente com os Munícipes interessados em participar do Projeto GeoPark (UNESCO), visando efetivar parcerias em prol de um objetivo coletivo ao território que é o desenvolvimento humano e econômico, na perspectiva da sustentabilidade, indo ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 - 2026 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030.


Nesta linha de ação a PROEX, definiu como ação prioritária potencializar a interação dialógica junto ao território educativo de abrangência em consonância com os objetivos estratégicos e as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026).


Por esta razão, as ações extensionistas tendem a ser planejadas com foco preferencial na inclusão e na sustentabilidade, o que nos levou a pensar o projeto Geoparque como eixo estruturante no território educativo do IFFar.


Ao iniciar as atividades de sensibilização junto à comunidade externa e interna referente ao projeto Geoparque, percebemos a necessidade de trabalhar ativamente a Agenda 2030, focando inicialmente em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Entendemos a extensão no IFFar como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho local e regional, visando o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Para isso o IFFar definiu os seguintes princípios:

  • Foco nas pessoas: Entende-se que as pessoas são os agentes transformadores da realidade.

  • Solução de problemas: Estudantes do IFFar como protagonistas do processo de mudança da realidade.

  • Experimentação e prática: A transformação da realidade e a geração de valor somente são possíveis por meio de ações concretas.

  • Parcerias estratégicas: Parcerias com os setores produtivos, sociais, culturais e educacionais locais e com outras instituições de ensino nacionais e internacionais, visando a colaboração e trocas de experiências são essenciais.


Em outubro de 2021, o IFFar passou a integrar a Rede ODS Brasil por entender a importância dessa parceria para a implementação da Agenda 2030 no seu território educativo.


Os diálogos com a comunidade têm centralidade no potencial dos Campi Jaguari e São Vicente do Sul que visam fortalecer as relações institucionais com a região através de ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco a Agenda 2030 e com isso fomentar ações locais para a promoção e geoconservação do patrimônio natural e cultural da região com ênfase na geodiversidade, em consonância com a sustentabilidade das comunidades locais.


Para além do Projeto Geoparque temos o Projeto Agenda 2030, que tem como foco potencializar os ODS no território educativo do IFFar em suas 12 Unidades abrangendo diretamente 12 municípios onde desenvolvemos ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a indissociabilidade e a curricularização da extensão.


Quanto às iniciativas junto à comunidade interna e externa, destacamos:


Saiba mais em:

https://www.iffarroupilha.edu.br/portal

https://www.iffarroupilha.edu.br/apresentacao-proex

18 visualizações0 comentário