• Patrícia M. Menezes

Governo do Pará lança Relatório Local Voluntário sobre a implementação da Agenda 2030

Atualizado: Jun 1


O Governador do Pará, Helder Barbalho, lançou hoje o primeiro Relatório Local Voluntário sobre a implementação da Agenda 2030 no Estado.


O lançamento ocorreu durante o evento Global Vision | Urban Action: Achieving the Global Goals through Local and Regional Governments Actions, promovido por Prefeitura de Nova York, Prefeitura de Helsinki, ONU HABITAT e Goal 17 Partners durante a Semana Global dos ODS, no âmbito da Assembleia Geral da ONU 2020.


O Relatório apresenta a institucionalização da Agenda 2030 no Governo do Estado, o Plano Estadual Amazônia Agora, os desafios a serem enfrentados nos próximos anos para a implementação da Agenda no Pará.


E menciona os eventos realizados em parceria com a Rede ODS Brasil em 2020.


Sobre o movimento Voluntary Local Review

Desde 2016, diversos Governos Subnacionais tem publicado relatórios sobre o progresso da implementação da Agenda 2030. Em 2017, a Prefeitura de Barcarena - instituição cofundadora da Rede ODS Brasil - se tornou o primeiro Governo Subnacional do Brasil a publicar um relatório deste tipo.


Em 2018, ao publicar seu primeiro relatório sobre o progresso da implementação da Agenda 2030 na cidade, a Prefeitura de Nova York adotou o termo Relatório Local Voluntário, fazendo referência ao Relatório Nacional Voluntário que os Estados Membros da ONU se comprometeram a apresentar ao aderir à Agenda 2030. Desde então, todos os relatórios publicados por Governos Subnacionais adotam esta nomenclatura.


Em 2019, durante a Assembleia Geral da ONU, a Prefeitura de Nova York lançou o movimento Relatório Local Voluntário, que incentiva Governos Subnacionais a se comprometerem com a publicação de relatórios dando maior visibilidade e transparência à implementação da Agenda 2030.

A Prefeitura de Barcarena aderiu ao movimento em seu evento de lançamento na Assembleia Geral da ONU 2019. E em abril de 2020, o Pará se tornou o primeiro Governo Estadual do mundo a aderir ao movimento.

63 visualizações0 comentário