• Rede ODS Brasil

Experiências de governança municipal para os ODS

Atualizado: 12 de Dez de 2021




A Aula 7 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 22/11, abordou o tema Experiências de governança municipal para os ODS, tendo como painelistas Rodrigo Perpétuo e Rodrigo Nunes . A moderação foi feita por Cid Blanco Jr.


Cid Blanco Jr é arquiteto e urbanista pela Universidade de São Paulo (1998, Brasil), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo(2006, Brasil) e Doutorando em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (Portugal). Especialista em planejamento e gestão de programas para reduzir a pobreza urbana pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (2001, Holanda) e em desenho e desenvolvimento da habitaçãopelo Departamento de Arquitetura e Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia de Lund (2009, Suécia). Trabalhou por 15 anos na administração pública com políticas de desenvolvimento urbano,habitação, planejamento estratégico, inclusão social, participação cidadã, comunicação e cultura, nos níveis local e nacional.Como consultor, tem trabalhado para instituições governamentais nacionais e internacionais, incluindo agências das Nações Unidase bancos internacionais de fomento. Atualmente trabalha como consultorsênior em planejamento urbano sustentável, gestão e governança pública em diferentes projetose coordena o Observatório Metropolitano ODS (METRODS).


Rodrigo Perpétuo é Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM / IEEUSP), economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),mestre em RelaçõesInternacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Em sua trajetória foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estadode Minas Gerais,Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter sido professor em instituições como Ibmec, Fundação João Pinheiro e UniBH.


Rodrigo Nunes Ferreira é Doutor em Geografia pela UFMG e pesquisador na área de indicadores de desenvolvimento e bem-estar social para municípios, atua como Gerente de Indicadores na Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando atividades de sistematização de indicadores para monitoramento de políticas públicas e das metas locaisdos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo