• Rede ODS Brasil

Direito à Moradia

Atualizado: Nov 9


A Aula 4 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 11/10, abordou o tema Direito à Moradia, tendo como painelistas Cláudio Acioly e Victor Milhessen. A moderação foi feita por Claudia Pires.


Assista aqui.


Claudio Acioly Jr é arquiteto e urbanista, especializado em habitação, urbanização de favelas e gestão do desenvolvimento urbano com mais de 40 anos de experiência adquiridos em mais de 30 países, onde trabalhou com o gerenciamento e execução de programas de habitação e políticas urbanas junto ao PNUD, Banco Mundial, ONU-Habitat, UNECE, CEPAL, GIZ, DGIS, SNV, Cordaid, União Europeia, entre outras agências. Desde 2004 é professor associado ao Lincoln Institute of Land Policy e coordenador do curso sobre mercados informais e regularização de assentamentos informais na América Latina.


Vitor Mihessen, nascido e criado em Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, é economista, formado na UFRJ e mestre pela UFF, especialista em Políticas Públicas. Seus principais temas de trabalho são as desigualdades sociais e territoriais e o desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana do Rio, com agendas e soluções locais produzidas a partir de diagnósticos e propostas coletivas. É co-autor de dois livros, “Não Foi em Vão: Mobilidade, Desigualdade e Segurança nos trens metropolitanos do Rio de Janeiro”, com Rafaela Albergaria e João Pedro Martins, pela Casa Fluminense e Fundação Heinrich Böll e “Mobilidade Antirracista”, pela editora Autonomia Literária e a Fundação Rosa Luxemburgo, com diversos escritores e escritoras. No início da sua carreira profissional passou por órgãos como o IBGE, BNDES e o IPEA, atuando também na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado do Rio de Janeiro. E, desde a fundação da Casa Fluminense, em 2013, vinha coordenando a área de pesquisa e informação, sendo responsável pelas publicações da Instituição, como os Mapas da Desigualdade e a Agenda Rio 2030. Atualmente é o Coordenador Executivo da Associação.


Cláudia Pires possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992). Especialização em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Especialização em Planejamento Arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais/IGC (2003). É Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo. Atuou como presidente do IAB-MG entre 2005-2011 e atualmente é Conselheira Superior do IAB, coordenando a Comissão de Política Urbana, onde se hospeda o GT ODS. Coordenou vários projetos de Planejamento Urbano, inclusive em obras do Governo Federal (PAC-FNHIS) em diversas cidades. Teve coluna diária no Jornal Hoje em Dia (2011-2012), escrevendo regularmente para a Revista Habitat (2010-2014). Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Nova Lima/MG (2013-2014), Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAUBR (2011-2014). Lecionou em diversas Faculdades e Universidades. É Proprietária da empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde atua como sócia e responsável técnica. Comenta Urbanismo na CBN desde 2009 - Discuta BH. Atualmente coordena o Plano Diretor de São João de Meriti pela Autografics Arquitetura e Planejamento Ltda. Faz parte do Observatório Metropolitano ODS - METRODS. Ponto Focal do GT Sociedade Civil da Rede ODS Brasil, representando o IAB

6 visualizações0 comentário