• Patrícia M. Menezes

Desenvolvimento Urbano Sustentável

Atualizado: Out 7


O tema de abertura do Curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis será Desenvolvimento Urbano Sustentável.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.


Ana Paula Bruno possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: regularização fundiária, direito à cidade, políticas públicas, política urbana e ocupação irregular.


Cláudia Pires possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992). Especialização em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Especialização em Planejamento Arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais/IGC (2003). É Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo. Atuou como presidente do IAB-MG entre 2005-2011 e atualmente é Conselheira Superior do IAB, coordenando a Comissão de Política Urbana, onde se hospeda o GT ODS. Coordenou vários projetos de Planejamento Urbano, inclusive em obras do Governo Federal (PAC-FNHIS) em diversas cidades. Teve coluna diária no Jornal Hoje em Dia (2011-2012), escrevendo regularmente para a Revista Habitat (2010-2014). Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Nova Lima/MG (2013-2014), Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAUBR (2011-2014). Lecionou em diversas Faculdades e Universidades. É Proprietária da empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde atua como sócia e responsável técnica. Comenta Urbanismo na CBN desde 2009 - Discuta BH. Atualmente coordena o Plano Diretor de São João de Meriti pela Autografics Arquitetura e Planejamento Ltda. Faz parte do Observatório Metropolitano ODS - METRODS. Ponto Focal do GT Sociedade Civil da Rede ODS Brasil, representando o IAB.


João Bazzoli é Professor associado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Mestre pela UFT. Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa. Líder do grupo interdisciplinar: Cidade e Meio Ambiente (CNPq). Pesquisador com atuação nas linhas (i) regularização fundiária urbana e a segregação socioespacial; (ii) planejamento urbano, mobilidade na cidade e expansão das periferias; (iii) plano diretor e (iv) participação social e a democracia direta. Coordenador do GT-Cidades no Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Membro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades/UFT). Conselheiro no Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Coordenador do Laboratório de Cidades (UFT). Atuou pela United Nations Human Settlements Programme (UN-HABITAT) no Projeto Global Municipal Database (GMD). Atuou pela New York University no Projeto Pesquisa de Terrenos e Habitação em uma Amostra Global de Cidades (Atlas of Urban Expansion). Obteve distinção honorífica por reconhecida contribuição como Professor Visitante pela Universidad Nacional de Trujillo - Peru. Foi membro (2018/2020) da Comissão Especial de Planejamento Urbano e Ambiental (CEPUA) do CAU/TO. Participou de organização de livros, publicou artigos com resultados de estudos realizados e de projetos de pesquisa e extensão em parcerias nacionais e internacionais. Publicou livro com resultado de estudos urbanos, disponível no endereço. Produtor e coordenador do programa Cidades de Fato na Rádio UFTFM 96,9. Ponto Focal do GT Ciência, Tecnologia e Inovação da Rede ODS Brasil, representando a UFT.


Patrícia Miranda Menezes é psicóloga pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Com Especializações em Administração Pública e Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); História, Sociedade e Cidadania pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB). É servidora da Prefeitura de Barcarena/PA desde 2002. De 2013 a 2020, foi responsável pela Institucionalização e Gestão do Conhecimento das Agendas de Desenvolvimento da ONU na Prefeitura; pela articulação institucional do Gabinete do Prefeito referente ao fortalecimento da governança multinível e do estabelecimento de parcerias multissetoriais que contribuíssem com a implementação e o acompanhamento de progresso das Agendas no município; pela representação institucional da Prefeitura em espaços nacionais e internacionais de incidência política sobre essas Agendas. Atualmente está cedida para o Governo do Estado do Pará exercendo o cargo de Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde continua atuando com a Institucionalização e Gestão do Conhecimento das Agendas de Desenvolvimento da ONU. É co-fundadora da Rede ODS Brasil.



78 visualizações0 comentário