• Rede ODS Brasil

Descentralização da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Atualizado: Set 5


O primeiro webinar da série Diálogos sobre Gestão Ambiental Municipal teve como objetivo orientar os 14 municípios paraenses habilitados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) a realizar a análise do CAR: Canaã dos Carajás, Novo Progresso, Pacajá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, Tailândia, Tomé-Açu, Ulianópolis, Uruará.


Rodolpho Bastos destacou a importância desta política de descentralização da gestão ambiental, promovida pela SEMAS.


Marcelle Auday orientou os municípios sobre como proceder e se estruturar após a habilitação para garantir a efetividade da política de descentralização.


E Carlos Toniazzo apresentou o Manual de Procedimentos: Módulo de Análise do CAR – Sicar/Pará. O Manual, produzido por SEMAS e GIZ, regulamenta os procedimentos e orienta a equipe de técnicos da SEMAS e demais profissionais que trabalham com análise do CAR no Estado do Pará.


A consolidação e o fortalecimento do CAR são elementos fundantes do Programa Regulariza Pará, que compõe o Plano Estadual Amazônia Agora.


O Cadastro Ambiental Rural está diretamente relacionado ao ODS 15 e seus resultados contribuem com os ODS 2, 8 e 13.


Sobre a série de webinar

A série é promovida pela SEMAS - por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (DIORED) - em parceria com a Rede ODS Brasil.

E tem como objetivo principal disseminar conhecimento e informações sobre Gestão Ambiental para os 144 municípios do Estado do Pará, contribuindo com a elaboração e implementação de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030.

65 visualizações

Parceiras Institucionais