• Rede ODS Brasil

Democratização da Agenda 2030, por meio da produção e disseminação de conhecimento

Uma das Diretrizes da Rede ODS Brasil é democratizar a Agenda 2030, por meio da produção e disseminação de conhecimento sobre o tema.


Para isso, ela apoiou as publicações: 

  • Cartilha Conhecendo o Projeto Estruturante Raio de Sol: desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário.

  • Localização da Agenda 2030 em Barcarena/PA, primeiro Relatório Local Voluntário publicado no país.

  • O papel dos Parlamentos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Manual para Parlamentos.

  • Guia Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

  • Institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU: Manual de Procedimentos.

E promoveu, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma seleção de artigos que foram publicados na Revista Parcerias Estratégicas v. 24 n. 49.

Todas as publicações estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca virtual da Rede ODS Brasil.


Essas publicações contribuem com outras duas Diretrizes da Rede ODS Brasil:

  • Fomentar a institucionalização da Agenda 2030 nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e nos Órgãos de Controle Externo para que as políticas públicas e legislações brasileiras assegurem as condições necessárias para a implementação dessa Agenda e a consecução de suas metas.

  • Fomentar a institucionalização da Agenda 2030 nas Instituições de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, para que a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias contribuam com a implementação e acompanhamento de progresso da Agenda 2030 no país.


A Rede ODS Brasil também adota outras estratégias para a consecução de suas Diretrizes, como: a promoção de capacitações para governos subnacionais visando qualificar a Localização da Agenda 2030 e o acompanhamento de progresso de sua implementação; rodas de conversa e seminários em Instituições de Ensino Superior; o mapeamento da institucionalização da Agenda 2030 no país; entre outras.

4 visualizações

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg