• Rede ODS Brasil

Cidade e Ensino


A Aula 5 do curso Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis, realizada dia 25/10, abordou o tema Cidade e Ensino, tendo como painelistas Beatriz Goulart e Macaé Evaristo. A moderação foi feita por Rodrigo Loeb.


Assista aqui.


Beatriz Goulart é arquiteta e urbanista (FAUUSP 1983), pesquisadora e ativista, desenvolve pesquisas e projetos participativos e colaborativos de espaços educativos escolares e urbanos. Fez parte da direção do Projeto Âncora e faz parte da Direção da Escola Fábrica – Escola de Humanidades de Ensino Médio e Técnico. É professora do curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade, na Escola da Cidade. Participou da concepção e da implantação dos CEUs em São Paulo, do Bairro-Escola de Nova Iguaçu, do Mais Educação/MEC, da criação do Centro de Referências em Educação Integral, do qual é membro. É pesquisadora do Grupo Ambiente-Educação na FAUUFRJ, onde fez seu mestrado. Foi curadora pedagógica da FLIP e do Prêmio Territórios Educativos no Instituto Tomie Ohtake. Tem alguns projetos premiados e publicados, como a Escola Sustentável de Educação Integral de Serra Grande, em Uruçuca, Bahia. Autora de livros e artigos, entre eles Centro SP - Uma Sala de Aula e do Territórios Educativos para a Educação Integral. É uma das representantes do Brasil no grupo UIA Children e do GT Infâncias, Juventudes e Território do IAB-SP.


Macaé Evaristo é Vereadora em Belo Horizonte pelo PT, doutoranda pela UFMG e defensora de uma Cidade Educadora, Antirracista e do Bem Viver. É professora da rede municipal de Belo Horizonte desde os 19 anos. Graduada em Serviço Social e mestre em Educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de Secretária de Educação no município de Belo Horizonte (2005 a 2012) e no Estado de Minas Gerais (2015 a 2018). Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC, atuando em prol da inclusão educacional e da valorização dos professores.


Rodrigo Mindlin Loeb nascido na cidade de São Paulo, Brasil, em 1970, formou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra. Curso de Liderança Executiva pela Primeira Infância no Center of Developing Child and the David Rockefeller Center for Latin American Studies na Universidade de Harvard. Mestre e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pela obra da Biblioteca Brasiliana recebeu o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Desenvolve atividade acadêmica desde 2001, tendo lecionado na Faculdade Belas Artes de São Paulo, no Instituto Presbiteriano Mackenzie e na Escola da Cidade.

8 visualizações0 comentário