• Rede ODS Brasil

Centro Universitário UDF


A adesão e a formalização da participação do UDF na Rede ODS Brasil, que tem como referência a Agenda 2030, vai contribuir, sobremaneira, para a discussão e construção partilhada de intervenções para a implementação das agendas de desenvolvimento da ONU em nossas atividades acadêmicas e, consequentemente, no Grupo de Trabalho Ciência Tecnologia e Inovação (GT-CTI). A IES se compromete em participar com amplo engajamento no GT-CTI e espera poder contribuir e aprender com as experiências de produção e disseminação de conhecimento, numa troca que permitirá articular estratégias colaborativas com abordagens ambientais e de sustentabilidade, responsabilidade social e ampla defesa da Agenda 2030 e com o conjunto de direitos com os quais dialoga diretamente.


INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGENDA 2030 NO UDF


O Centro Universitário UDF é a primeira Instituição Privada de Educação Superior no Distrito Federal. Fazemos parte do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional com quase 370 mil alunos. As ações de Extensão, Responsabilidade Social e Direitos Humanos estão cada vez mais emergenciais nos espaços educativos. Assim, nossa Instituição possui o “Selo de Instituição Socialmente Responsável” da ABMES desde 2008 com atividades ininterruptas até o momento.


Acreditamos que a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são temas cada vez mais pautados nas esferas educacionais. O acordo internacional pela garantia de um mundo justo e consciente funciona como um alinhamento político para governanças, instituições, organizações, empresas e indivíduos à sustentabilidade. No contexto pandêmico da Covid-19, a necessidade dos esforços em prol dos ODS tornou-se mais urgente que nunca.


Diante disso, nossa proposta é criarmos em construção coletiva e juntarmos esforços com a Rede ODS Brasil em prol da implementação da Agenda 2030, compreendendo singularidades e desafios gerais. A proposta e a participação de todos é ancorada no princípio de que a educação pública e privada de qualidade é a base para o verdadeiro desenvolvimento sustentável no Brasil.

Objetivos

Temos como base, uma proposta para fazermos um “Selo ODS das IES do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional”, e o objetivo visa compreender as oportunidades e desafios de implementação dos ODS nas IES , abrangendo as singularidades e diversidade de cada região do país. Nesse sentido, os Encontros dos Núcleos de Responsabilidade Social (RS) pretendem reunir diferentes atores para discutir e refletir acerca de suas vivências universitárias. Espera-se, a partir disso, construir um selo inclusivo e democrático para compor todas as atividades de ESG, RS, DH e ODS e democratizar o conhecimento acerca destas atividades. Ademais, ampliar o comprometimento das IES com a implementação da Agenda 2030. Assim, apresentamos como objetivo principal construir de forma coletiva o aprimoramento de ideias sobre o tema, disseminando o conhecimento acerta das diretrizes da Agenda 2030 ampliando as iniciativas relacionadas, podendo ainda, posteriormente se beneficiar do selo com evidências para os avaliadores do INEP/MEC nas comissões de avaliação de cursos e avaliações Institucionais.

Ações para implementação do Selo: Lançamento do selo; Mobilização de participantes; Estímulo a inserção de projetos; Promoção e formação sobre ODS.