• Patrícia M. Menezes

Brasil inicia planejamento para a implementação da Década do Oceano

Atualizado: Jun 24


Foi lançado hoje, Dia Mundial dos Oceanos, o portal oficial sobre a implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, também conhecida como Década do Oceano.


O portal apresenta um panorama geral sobre a Década no âmbito internacional e nacional; documentos para consulta; informações sobre as ações que serão desenvolvidas no decorrer de 2020 para planejar a implementação da Década; e a composição do Comitê de Governança Nacional da implementação da Década no país.


Apesar de seu caráter científico, é importante destacar que o sucesso da Década depende de uma abordagem integrada, interdisciplinar e intersetorial; da coerência de políticas públicas em todos os níveis; e do engajamento de todas as partes interessadas.


Para isso, o Plano de Ação para a implementação da Década deve estar alinhado à Agenda 2030 e seu processo de elaboração deve assegurar a participação de todos os segmentos da sociedade. Em especial os governos subnacionais que irão implementar as políticas públicas adequadas. E os povos e comunidades que dependem do uso do oceano para a sua subsistência.


Rede ODS Brasil na Década do Oceano

Em novembro de 2019, a Rede ODS Brasil participou do Regional South Atlantic Workshop for the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030), como relatora do grupo A transparent & accessible Ocean.

E redigiu a sessão sobre os ODS no Summary Report - South Atlantic Regional Workshop (25-27 November, 2019) in support of the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030).

A Rede ODS Brasil integra o Comitê de Governança Nacional e o Comitê de Organização das Oficinas Subnacionais para a implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

E, de hoje até sexta-feira, promove uma série de webinar alusiva ao Dia dos Oceanos. Em parceria com Rare, GT Agenda 2030 e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

0 visualização

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg