• Patrícia M. Menezes

Aula 2. O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro


A Aula 2 do curso Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro abordou o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e foi ministrada por Leandra Gonçalves e Ricardo Haponiuk.



Leandra Regina Gonçalves Torres

Com uma formação interdisciplinar, tenho especial interesse em gestão costeira e marinha, políticas públicas ambientais, instituições internacionais e manejo de recursos naturais de uso comum. Sou pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Oceanográfico da USP, onde faço parte do Projeto Temático Fapesp "Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista", com a minha área de pesquisa voltada ao litoral norte de São Paulo e Baixada Santista. Possuo Doutorado em Ciências pelo Instituto de Relações Internacionais (USP) onde pesquisei a gestão pesqueira em nível internacional considerando a interface entre a ciência e a política. Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas. Já atuei junto ao Greenpeace e a Fundação SOS Mata Atlântica e fui pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas. Sou integrante da Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e do Projeto de Governança do Sistema da Terra, além de Autora Principal (Efetividade das Políticas Ambientais) para o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) no Global Environment Outlook 6. Mais recentemente, iniciei algumas pesquisas sobre mulheres, gênero e o oceano, em um contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.


Ricardo Haponiuk

Oceanógrafo, Mestre em Gerenciamento Costeiro e Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental, já foi Secretário Municipal de Meio Ambiente e Coordenador Nacional de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente. Preside atualmente o Conselho Diretor do Fórum do Mar. Também está capacitado para ser instrutor do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla). Compõe a Diretoria Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), onde é responsável pela Coordenação do Sistema Costeiro-Marinho. Ampla experiência em gestão ambiental pública, com atuação em diferentes esferas do Poder Público. Participação em vários fóruns e colegiados de meio ambiente, nos 3 níveis federativos. Ampla experiência em estudos e trabalhos técnicos relacionados ao ordenamento territorial e ambiental, gestão e licenciamento ambiental, lixo no mar, políticas públicas e adaptação às mudanças do clima. Experiência em Planejamento Integrado do Espaço Marinho e Gestão Costeira e Oceânica. Conhecimento em Arqueologia e Património, especificamente com gestão do Património Cultural Subaquático, Educação Patrimonial e sinergias com outros usos e atividades marinhas. Experiência em outras áreas como mergulho recreativo e científico (SSI Divecon; Padi Divemaster; GUE Explorador Diver; Carta de Patrão de Costa); fotógrafo e cinegrafista subaquático; mapeamento e sistemas de informação geográfica; probabilidade e estatística aplicada; e sistemas de computador. Atuando também como jornalista com experiência de mais de 13 anos em comunicação, relações públicas e marketing, trabalhando como consultor e assessor de imprensa para empresas públicas e privadas. Atuação como palestrante em escolas sobre assuntos do mar, contemplando questões relacionadas com a gestão do meio marinho, consciência ambiental e desenvolvimento sustentável.