• Rede ODS Brasil

Tecnologia Social e Saneamento Ecológico

Atualizado: 30 de Dez de 2019


O banheiro seco é uma alternativa ecológica para o tratamento de fezes humanas. Apesar da semelhança estética com o banheiro comum, nele as fezes são tratadas separadas da urina.

As fezes são armazenadas em um local sem contato com o ambiente externo, onde a cada defecação a pessoa joga um punhado de serragem sobre as fezes para mantê-las secas e evitar o mau cheiro.

A urina é encaminhada a um sistema fechado de tratamento de águas cinzas (bacia de evapotranspiração), onde através de plantas semi-aquáticas, a água da urina é evaporada pelas folhas e seus nutrientes também utilizados pelas plantas. Sem água, o banheiro seco evita o lançamento de dejetos em tubulações ligadas à centros de tratamento ou diretamente em arroios e rios, para não os poluírem, e também produz composto orgânico no final de seu processo. Através do banheiro seco, é possível ensinar o método cíclico da natureza, onde nenhum recurso é desperdiçado. O banheiro seco gera economias para quem o possuí, como:

  • Cessar o uso de água na instalação sanitária

  • Evitar uso de tubulações ligadas a rede coletora de esgoto

  • Evitar o gasto com adubo para árvores frutíferas

O saneamento ecológico descentralizado e a gestão de resíduos sólidos orgânicos são alternativas para combater a poluição ambiental, para o desvio do que é enviado aos aterros e para gerar adubo rico em nutrientes para o plantio de árvores frutíferas.

O Mandato do Vereador Marquito (PSOL-Florianópolis/SC) desenvolveu um banheiro seco, móvel e desmontável que pode ser utilizado em diversos ambientes e situações, inclusive em eventos públicos, substituindo os banheiros químicos.

Quer saber como funciona? Assista ao vídeo na fanpage da Rede ODS Brasil.

56 visualizações

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg