• Patrícia M. Menezes

1° Módulo do Curso Igualdade e Equidade de Gênero


A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará - SEMAS e a Rede ODS Brasil promoveram um minicurso sobre Igualdade e Equidade de Gênero.


No primeiro módulo, Patrícia Menezes contextualizou as Agendas de Desenvolvimento da ONU e apresentou o processo de institucionalização da Agenda 2030 no Governo do Estado do Pará, com destaque para as ações realizadas e em andamento na SEMAS.


Ruth Almeida apresentou conceitos básicos sobre a temática do curso e fomentou reflexões sobre como o poder público pode elaborar e implementar políticas públicas que assegurem a igualdade e a equidade de gênero.


O alcance do ODS 5 está elencado como prioridade no Plano Estadual Amazônia Agora. Plataforma de ação do Estado do Pará que visa estabelecer o modelo de desenvolvimento baseado na conservação e valorização de ativos ambientais, no aumento da eficiência das cadeias produtivas e na melhoria das condições socioambientais no campo.


Sobre as painelistas

  • Patrícia Menezes Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na SEMAS. Cofundadora da Rede ODS Brasil e facilitadora do GT Poder Público.

  • Ruth Almeida Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Ruralidades Amazônicas na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Membro do GT CTI da Rede ODS Brasil.

11 visualizações

Parceiras Institucionais