28/07/2018

Escrito por

A Rede ODS Brasil tem ciência que diversos órgãos do Poder Público têm institucionalizado seu alinhamento à Agenda 2030 por meio de Decreto, Lei, Portaria, Comissão, Frente Parlamentar, etc.

No entanto, essas têm sido iniciativas espontâneas e desconexas e não há nenhum dado sobre quais são essas instituições; quantas são do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, Órgão de Controle; ou como essas iniciativas estão distribuídas pelo território nacional.

Considerando que esses d...

27/07/2018

Escrito por

A mudança nos padrões de produção e consumo é indispensável para a gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais; assim como o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente; e a redução da geração de resíduos. Neste sentido, ações de educação ambiental são essenciais para garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvo...

26/07/2018

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Presidência da República, instalou hoje sua primeira Câmara Temática: Parcerias e Meios de Implementação.

A Câmara tem a finalidade de subsidiar as decisões da CNODS por meio da elaboração de estudos técnicos e propostas referentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas e ações (relativas às parcerias e meios de implementação) necessárias à concretização dos objetivos e das metas da Agenda 2030. E...

25/07/2018

A Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI) integra a estrutura da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Presidência da República. 

A Câmara é formada por representantes do poder público e da sociedade civil e tem a finalidade de subsidiar as decisões da CNODS por meio da elaboração de estudos técnicos e propostas referentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas e ações (relativas às parcerias e meios de implementação)...

25/07/2018

Escrito por

O crescimento urbano desordenado, a especulação imobiliária e as desigualdades sociais contribuem para a formação de espaços urbanos mais suscetíveis à violência e a catástrofes; com pouco ou nenhum acesso a equipamentos, serviços e espaços públicos.

Habitação, mobilidade, democratização da cidade e gestão dos resíduos municipais são alguns dos pontos essenciais deste ODS.

Para que o ODS 11 seja alcançado, a Rede ODS Brasil propõe:

  • Retomar o programa Minha Casa Minha Vida, priorizando as popul...

23/07/2018

Escrito por

A Agenda 2030 destaca que a desigualdade é um problema que requer soluções integradas: a erradicação da pobreza em todas suas dimensões, a redução das desigualdades socioeconômicas e o combate às discriminações de todos os tipos.

Para isso, ela propõe a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas - independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra - por meio da promoção de legislações, políticas e ações que garantam a igualdad...

21/07/2018

A roda de conversa sobre os ODS e a Rede ODS Brasil - realizada dia 20, em João Pessoa - reuniu 20 instituições de Campina Grande, João Pessoa e Pombal. E teve por objetivos: democratizar a Agenda 2030 e estruturar a Rede ODS Paraíba.  

19/07/2018

Escrito por

A Agenda 2030 destaca que a pesquisa científica e a inovação são essenciais para: o desenvolvimento de infraestruturas resilientes e modernas; o fortalecimento e a diversificação industrial; o aumento da eficiência no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados.

Para que o ODS 9 seja alcançado, a Rede ODS Brasil propõe:

  • Instituir a Engenharia Pública com proteção ao Estado e à sociedade.

* Proposta apresentada por: Associação dos En...

17/07/2018

Escrito por

Segundo a Agenda 2030, o país deve tomar medidas urgentes para erradicar o trabalho infantil, as formas análogas ao trabalho escravo e o tráfico de pessoas. Também deve proteger os direitos trabalhistas; garantir empregos plenos e produtivos e trabalho decente com remuneração igual para trabalho de igual valor, para todas as pessoas.

A qualificação profissional e o fomento à economia local são fatores importantes para este ODS.

Para que o ODS 8 seja alcançado, a Rede ODS Brasil propõe:

  • Revogar...

14/07/2018

Escrito por

A Agenda 2030 reconhece que atender às necessidades da economia e, simultaneamente, proteger o meio ambiente é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável. No entanto ela destaca a importância e a necessidade da transição energética de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas, com especial atenção às necessidades das pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

O Brasil é um país com potencial para tornar realidade uma política energética com grandes benef...

Please reload

Em Destaque

Relatório de Atividades da CTPMI-CNODS é lançado durante o IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

November 19, 2019

1/6
Please reload

Categorias
Arquivo